quarta-feira, 19 de novembro de 2008

O INÍCIO DOS AZULEJOS

Resgatando o fazer artesanal da azulejaria, contando, ao mesmo tempo, a nossa história... a história do Brasil.

PROJETO OFICINA DO OUTEIRO

O Projeto Oficina do Outeiro é uma associação social, sem fins lucrativos, fundada em março de 2002. É coordenado pela artista plástica e ceramista Marcia Limani. Atuamos no campo artístico-cultural, tendo como característica principal a utilização da arte como veículo de socialização. São orientados jovens de baixa renda, entre 11 e 20 anos, que sejam estudantes de escolas públicas. 


Nosso trabalho visa complementar a formação de cada participante, com a educação sócio-cultural; com este aprendizado, permitir-lhes buscar a realização pessoal e proporcionar-lhes, assim, melhor qualidade de vida para que possam tornar-se adultos participantes e capazes de exercer sua plena cidadania. Buscamos parcerias com outras instituições sociais para a criação e elaboração de oficinas de cerâmica e artes em geral. 

A TURMA

A VISITA GUIADA PELA CLÁUDIA GASPAR AO JARDIM BOTÂNICO

O GRUPO NO JARDIM BOTÂNICO

AS MENINAS NO JARDIM BOTÂNICO NA COMEMORAÇÃO 200 ANOS - 1808 - 2008

OUTRO AZULEJO

MAIS AZULEJOS

AS VOLUNTÁRIAS


Jussara Leite e Lindalva Almeida, voluntárias nas aulas práticas de cerâmica

AS ALUNAS

A ESMALTAÇÃO

AS AULAS DE CERÂMICA

A AULA INAUGURAL















Claudia Gaspar, escritora, historiadora, pesquisadora e responsável pela aula inaugural. Contando a história da chegada da Família Real ao Brasil.

A HISTÓRIA DOS 200 AZULEJOS

No ano de 2008, o PROJETO OFICINA DO OUTEIRO
iniciou com uma nova proposta de trabalho: a parceria com o Lar São José, instituição sem fins lucrativos que oferece semi-internato para meninas moradoras em comunidades do Rio de Janeiro, apoiando sua formação escolar com orientação pedagógica, alimentação e apoio familiar. Abordamos o tema: “200 anos da chegada da Família Real ao Brasil”, a partir do
desenvolvimento, com as jovens semi-internas desta instituição, de 200 azulejos produzidos artesanalmente, com desenhos em baixo e alto relevo,  representando motivos de flores e folhas. As jovens alunas conheceram parte da história da Família Real e a sua influência na cultura brasileira. Resgatamos o trabalho artesanal da azulejaria, contando, ao mesmo tempo, a nossa história... a história do Brasil.